quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Vereadores aprovam aumento absurdo em Jaboatão

Por James Davidson



O Povo de Jaboatão de Guararapes, após o resultado das últimas eleições que renovou mais da metade da atual Câmara de Vereadores, recebe de forma indignada a notícia do aumento de salário dos vereadores, aprovada há alguns dias. O salário que passa dos 9 mil reais para cerca de 15 mil ( ou seja um aumento de quase 100%, fora os auxílios e outros benefícios) foi aprovado pela própria Câmara de Vereadores logo após as eleições, derrubando o veto do prefeito Elias Gomes. Com o aumento do número de vereadores, que passará de 21 para 27 a partir de janeiro, o custo para as finanças do município com a manutenção da Câmara aumenta mais que duas vezes!


Com isso, vem a reflexão sobre a utilidade da função de vereador e do merecimento de vencimentos tão altos e custosos para o erário público. É importante esclarecer para a população que muitas das obrigações, que são erroneamente atribuídas aos vereadores, são na verdade deveres do poder executivo (prefeito). Assim, não cabe ao vereador pavimentar ruas, fazer escadarias, nem outras coisas semelhantes. Na verdade, a função de vereador mais se assemelha ao de Conselheiro, a exemplo dos membros dos conselhos de Cultura, de Saúde, do Fundeb, etc, que se quer recebem remuneração para se reunirem algumas vezes ao mês e discutirem os problemas de suas respectivas áreas. Assim, o dever de um vereador é apresentar projetos importantes para a cidade e fiscalizar o executivo nas diversas áreas de atuação, atribuição que os membros de conselhos também fazem sem receberem salário!


Assim, não se justifica perante toda a população jaboatonense o aumento para nossos edis. Quem já esteve presente em várias reuniões da Câmara Municipal sabe da baixa frequência de cerca da metade dos vereadores atuais e quando se observa o número de projetos apresentados vem logo a pergunta: Passaram 4 anos ganhando todo esse dinheiro para fazer o quê??? Isso sem falar da relevância da maioria dos projetos apresentados!

O aumento de salário dos nossos vereadores é um grande absurdo! Comparem os 15 mil reais com o salário mínimo que a grande maioria dos moradores da cidade recebem que nem chega aos R$ 700! Compare os 15 mil reais dos nossos vereadores com o salário dos professores, cujo piso salarial é apenas R$1.451 e que a maioria das prefeituras do estado se quer cumprem! Será que é justo que o trabalhador, o cidadão que trabalha muitas vezes de domingo a domingo, que anda em transporte público lotado, que madruga para sair e voltar tarde da noite para casa, superando um sem número de dificuldades e que recebe um salário mínimo miserável, tenha ainda que assistir calado ao aumento salarial de nossos políticos que trabalham alguns dias nas semanas, folgam três meses no ano e que ainda faltam quase 50 % das sessões?


Será que o povo de Jaboatão dos Guararapes vai assistir mais uma vez passivamente a opressão e exploração dos cofres públicos sem o menor ato de indignação e manifestação da nossa gente? Povo de Jaboatão Rebele-se! Se fomos nós que expulsamos os invasores holandeses, juntos teremos também força para reverter este abuso e apropriação do erário municipal mostrando para os parasitas a força de nossa gente. Povo de Jaboatão Acorde!


Nenhum comentário: