domingo, 9 de janeiro de 2011

A Igreja dos Prazeres nos Montes Guararapes

Por James Davidson


A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres nos Montes Guararapes é um dos mais importantes patrimônios do município de Jaboatão dos Guararapes. Situada no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, no topo do Morro da Ferradura, pode ser vista de praticamente todo o distrito de Prazeres, sendo por isso, nos tempos coloniais, ponto de referência para os navegantes.


A Igreja foi construída após a expulsão dos holandeses do Nordeste do Brasil, em comemoração ás duas vitórias alcançadas nas Batalhas dos Guararapes ocorridas em 19 de abril de 1648 e em 19 de fevereiro de 1649. Foi o Mestre de Campo General Francisco Barreto de Menezes quem mandou erguer a igreja em cumprimento a uma promessa em caso de vitória contra os flamengos no ano de 1656.


A igreja construída no início era bem menor e mais simples que a atual. Na verdade era apenas uma capela tendo "36 palmos de cumprido e 24 de largura" como atestam os documentos. A igreja foi ao longo dos anos sofrendo várias reformas e ampliações até atingir as características atuais. A primeira ampliação ocorreu já em 1676 quando foi acrescida de uma nave maior, tendo a antiga capela se convertido na capela-mor da nova. No século XVIII, sofreu nova ampliação desta vez adquirindo o frontispício barroco, com as duas torres e obtendo sua imponência atual.



A Igreja dos Prazeres é tombada, devido ao seu valor histórico e artístico, a nível federal pelo IPHAN sendo considerada Monumento Nacional pelo decreto n° 22.175 de 03/08/1948. Também está inserida no perímetro do Parque Histórico Nacional dos Guararapes criado em 19/04/1971. É um edifício de grande significado para a história de Jaboatão e que por isso deve ser melhor conhecido e apropriado pela comunidade jaboatonense. Existem referências e autores que sempre fazem questão de ignorar o fato de que a Igreja dos Prazeres e os Montes Guararapes encontram-se em Jaboatão, fazendo crer aos leitores que o local pertence ao Recife. Por isso é preciso que a comunidade conheça melhor sua história e não permita que aquilo que é nosso seja "roubado". 


3 comentários:

Roseane Fernanda disse...

gostaria do telefone da igreja. Onde posso conseguir?
Alguem pode me ajudar!!!

julia rafaela disse...

parabens amei jaboatao ta presisando disso a igreja e linda eu ja tive a oportunidade de visita e ela tava sendo esquecida bem voces arrasaram com essa atitudeparabens!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

foi bom pq atraves desse resumo de texto eu consegui terminar minha pesquisa tão demorada