sábado, 16 de maio de 2009

Ser ou não ser jaboatonense: eis a questão II

Por James Davidson

Jaboatanense, jaboatonense, jaboatãoense ou jaboatãozense? Afinal, quem nasce em Jaboatão é o quê?
Existem dicionários que defendem estranhos adjetivos para quem mora em Jaboatão. Para o Aurélio, quem nasce em Jaboatão é jaboatãoense. Para o dicionário de Caldas Aulete, o correto é  jaboatanense. Para o dicionário Houaiss, quem nasce em Jaboatão é jaboatanense ou jaboatãozense. Porém, o povo de Jaboatão se autodenomina jaboatonense.

Talvez, para alguns, as formas descritas nos dicionários sejam, na verdade, as formas corretas, pois estes foram escritos por estudiosos na língua. Contudo, respeitando minha formação humanística e minha origem popular, eu sou forçado a discordar delas por diversos motivos.

Primeiro, porque estes dicionários foram escritos por pessoas de fora, que provavelmente nunca estiveram em Jaboatão para confirmar suas suposições. Foram pesquisadores apenas de gabinete, não de campo. Ora, quem escreve um dicionário tem como objetivo catalogar as palavras existentes e de uso corrente com seus respectivos significados, ao invés de criar denominações e impô-las como corretas. Assim, primeiro o povo cria as palavras que se tornam comuns e depois elas vão parar num dicionário, mas nunca o processo contrário. Ninguém insere num dicionário uma palavra que nunca é dita.

O povo de Jaboatão sempre se denominou jaboatonense. Prova disso são alguns jornais antigos chamados de "O Jaboatonense", o Clube Jaboatonense, e houve até time de futebol chamado assim! Até mesmo no Hino Municipal encontramos essa denominação!

Sendo assim, a forma mais correta de chamar o povo de Jaboatão é jaboatonense. É a forma de uso corrente e consagrada pelo povo! Nada de jaboatãoense ou jaboatãozense! O dicionário deveria respeitar a linguagem consagrada e falada pelo povo e não criar novos termos que ninguém conhece! Ninguém aqui diz "Eu sou jaboatãozense!" mas todos dizem "Somos Jaboatonenses". É um consenso popular e não há nada de errado nisto! É a voz da maioria que na verdade tem o direito de denominar-se como quiser e deve ser respeitada. Afinal, não é correto retirar o direito de quase 700 mil habitantes a favor de dois ou três especialistas que nem aqui os pés puseram. Nós somos Jaboatonenses!

2 comentários:

Fruto dos sonhos de Deus! disse...

Parabéns pelo texto, eu :)também sou uma autentica Jaboatonense!

Sandra disse...

parabén!!!!!!,
eu tambem sou jaboatonense!
não moro ai mais tenho orgulho de ter nascido num lugar tão lindo,com tanta história interesante como as que vc coloco neste blog. esto cada vez mais orgulhosa da minha cidade.
beijos e mais uma vez parabéns.