sábado, 16 de maio de 2009

Engenho Palmeiras

Por James Davidson


Localizado próximo a Colônia dos Padres Salesianos e ao Engenho Macujé, o Engenho Palmeiras é outro dos mais antigos engenhos pernambucanos e jaboatonenses. Fundado por Fernão Vassalo, em parte da sesmaria de Gaspar Alves Purgas em 1601, era chamado inicialmente de Engenho Santa Cruz. Foi vendido a Felipe Diniz, em 1616, e ficou arruinado durante a invasão holandesa, sendo também chamado de Engenho Mangaré.



O Engenho é localizado no local conhecido como Sítio das Palmeiras, onde há umas palmeiras imperiais. É cortado pelo Riacho Palmeiras, afluente principal do Riacho Suassuna e que nasce no Engenho Pedra Lavrada. Daí a mudança de nome para Engenho Palmeiras.


Em 1857 o engenho pertencia a João Coelho da Silva e, posteriormente, passou a ser fornecedor de cana para a Usina Jaboatão. Hoje é fornecedor para a Usina Bulhões. No local, ainda existem alguns edifícios antigos do engenho como a capela, o barracão (armazém), datados de 1957, uma escola municipal (Odaléa Lemos), vila dos moradores, etc. Porém, o mais interessante é um antigo arqueduto que era usado para retirar água do Riacho Palmeiras, uma cachoeira no mesmo riacho e um antigo arruado com casas alinhadas e com apenas uma porta que, tudo indica, foi a senzala do engenho. A antiga casa-grande não mais existe, havendo uma outra casa mais recente no local.




O Engenho Palmeiras é um dos outros locais interessantes e pouco conhecidos do nosso querido Jaboatão dos Guararapes!



9 comentários:

Artur Cézar disse...

Caramba cara,tu está fazendo um trabalho muito legal com este blog.Parabéns e continue assim.

Sandra disse...

parebéns,este blog ta muito chow.
muito obrigada,por nos mostra como a nossa cultura é limda.

Cleydyr 'Zambo' Bezerra de Albuquerque disse...

Oi, James. Parabéns mais uma vez! Sabe o que eu estava pensando aqui? Em a gente por essas rotas históricas de Jaboatão no Google Earth. Entra em contato comigo, ok?

Christiano Júnior disse...

Cara, tu tah te parabéns! tu salvou minha palestra das ruínas !! srrsrs

Anônimo disse...

CARAS,JA FIZ TRILHAS CAMINHANDO POR ESTES ENGENHOS...VC ANDA 4 HS E NÃO SAI DOS LIMITES DA CIDADE DE JABOATÃO...JA FUI EM PEDRA LAVADA,SÃO SALVADOR,ENGENHO CROMÁCIO(UNS CHAMAM DE CAMASSO),E NESTE LUGAR,PASSAVA UMA ANTIGA MINI MARIA FUMAÇA.DESATIVADA NO FIM DA DÉCADA DE 70.
DE MARCÃO-TORCEDOR DO MEQUINHA-VILA RICA
marcos.barboza@hotmail.com

Anônimo disse...

Alguem tem esta trilha mapeada no GPS....
Sergiobfalcone@hotmail.com

Unknown disse...

Descobri, através de uma carta de uma sobrinha do meu pai a ele, que sua família morava aí!
Você alguma coisa sobre a família Diniz no Engenho Palmeiras?

JAMES DAVIDSON disse...

Eu tenho feito varias pesquisas sobre a história dos engenhos do Jaboatão, mas ainda não encontrei muitas informações sobre a família Diniz. mas irei olhar com mais atenção! Obrigado!

ISABELLE ALBUQUERQUE disse...

O meu trisavo foi proprietario desse engenho lá pelo ano de 1800 e antigamente, eu sou da familia dos Carneiro de Albuquerque, meu pai era Ary Rosendo Carneiro de Albuquerque e o pai dele era Oswaldo Rosendo Carneiro de Albuquerque...