quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Por um Jaboatão Diferente

Por James Davidson



Dia 5 é o dia de votar e os eleitores precisam conscientizar-se. Jaboatão não pode mais continuar do mesmo jeito que está. As pessoas precisam pensar coletivamente. Éis aí o grande problema de Jaboatão na hora de escolher os nossos representantes na prefeitura e na Câmara de vereadores!
A maioria da população não vota pensando no bem da cidade, mas pensando apenas em interesses pessoais. Votam, na maioria das vezes, pensando naquilo que aquele canditato poderá lhe dar. Assim, votam nos canditatos que fazem e prometem favores, fazem assistencialismo (doando terras em lugares distantes, sopão, caixões, colchões) e mesmo oferecendo cargos comissionados àqueles que jurarem fidelidade. É uma relação ainda medieval entre susserano e vassalo, candidato e eleitor, onde o primeiro oferece o favor e o segundo passa a ser fiel por toda a eternidade!

Outro problema que acontece é a falta pensamento integrado da população entre os bairros e distritos de Jaboatão. Em vez de votar nos canditatos que se preocupam com a saúde, a educação, o saneamento básico, calçamento, iluminação, meio ambiente, infra-estrutura (estradas, indústrias, transporte, etc) de todo o município, as pessoas só pensam em si mesmas. E ainda criam a ilusão que o problema é o fato da cidade ser dividida em vários distritos (Prazeres, Jaboatão, Cavaleiro, Curado e Jordão) e que os políticos só cuidam de outras regiões, o que não é verdade! Toda a cidade de Jaboatão, desde o Curado até a Barra de Jangadas, de Piedade até a Serra da Macambira, está em completo estado de Abandono!

Por isso, quando for votar, vote não pensando de forma egoísta, no que você pode ganhar se fulano ou ciclano ganhar. Lembre que serão 4 anos em que os eleitos assumirão o poder e vão lucrar muito mais que gastaram comprando votos. Lembre dos 4 anos em que você vai precisar de postos de saúde, hospitais, emprego, saneamento, educação, qualificação profissional, enfim, qualidade de vida, e tudo isso vai depender de quem for eleito. Por isso, vote diferente e esclareça as pessoas mais simples! Entre nessa campanha por um Jaboatão dos Guararapes diferente!

5 comentários:

Anônimo disse...

oi James parabens pelo seu trabalho de pesquisa, sao pessoas assim que precisamos pra mudar um jaboatão melhor, Em relação as p-alestras foram otimas, vamos nesta luta juntos jamais poderão calar as nossas vozes, pra frente Jaboatão...

Herbert Fernandes disse...

parabéns pelo blog! Espero tbm que todos votem de forma cosnciente!

jacqueline disse...

Parabéns pelo blog!!
A propósito, você tem fotos dos anos setenta das escolas públicas de Jaboatão? Ou talvez resgate-as de alguém? Ex: Escola Bernardo Vieira de Melo, Colégio Rodolfo Aureliano.Nas minhas lembranças, eramprédios lindos, amplos e bem cuidados. As paredes pintadas e conservadas. Tenho uma grande saudade desses tempos de um jaboatão calmo, limpo, com aroma de infância feliz

jacqueline disse...

Caso tenha as fotos das escolas públicas nos anos 70, envie por e-mail
jacquelinesarmento@globo.com
Um abraço
jacqueline

® Alvi disse...

Muito legal a sua iniciativa. Eu sempre tive interesse em realizar esse tipo de trabalho aqui em minha cidade, e exemplos como o seu mostram que é possível fazer algo.