quarta-feira, 28 de maio de 2008

Praia de Piedade

Por James Davidson



A Praia de Piedade é a praia mais badalada de Jaboatão dos Guararapes. Está situada entre as praias de Boa Viagem, no Recife, e Candeias, em Jaboatão. No começo do período colonial todo o trecho situado entre a Barra das Jangadas e a Praia do Pina era conhecido como Praia da Candelária. Este nome era devido à antiga Igreja da Candelária que existia na Praia de Candeias, construída no final do século XVI, e destruída na década de 1930 pelo avanço das marés.


A Praia de Piedade só obteve esse nome quando foi construída a Capela que deu origem à atual Igreja da Piedade, defronte do mar, e cujo construção foi atribuída a Francisco Gomes Salgueiro. Este  (segundo a tradição) teria feito a promessa que construiria uma igreja em suas terras caso escapasse de um naufrágio. Cumpriu a promessa e doou o terreno da igreja aos frades carmelitas, que ali instalaram um convento. A data da construção da igreja é de 1683, conforme consta no túmulo do fundador, situado na mesma. Por estes idos, a Praia também era conhecida como Praia de Francisco Gomes.


Num trecho da Praia de Piedade, situado nos limites com Candeias, existiu um porto durante o período colonial onde aportavam navios negreiros. Por isso, esse local era conhecido por Venda Grande e, até hoje, alguns ainda utilizam essa denominação. Até o final do século XIX, no local, fora a igreja e o convento, não existia nada além de algumas casas de pescadores e uma densa vegetação de restinga onde abundavam os cajueiros e mangabeiras. Destacava-se na época em Venda Grande apenas uma casa, no local então conhecido como Focinho de Boi.


Fazendo uma caminhada pela Praia de Piedade, percebe-se que os arrecifes dominam o trecho compreendido entre a altura da Rua do Loreto até as proximidades da Igreja. Nele, muitas pessoas pescam e aproveitam a proteção oferecida para banharem-se nas piscinas naturais formadas. É uma pena que a degradação ambiental no local extinguiu a fauna composta por marias-farinha, siris, peixes coloridos anteriormente existente.


O trecho próximo a Igreja de Piedade não é aconselhável para o banho, devido aos ataques de tubarões que por inúmeras vezes ocorreram ali. Mesmo assim, apesar da placa avisando a presença dos tubarões, muitos banhistas desobedecem ao alerta e arriscam suas vidas no local. Aconselha-se que esse trecho seja evitado pois existe um canal submarino que liga áreas profundas do oceano ao referido local, o que favorece a entrada de tubarões.


Nenhum comentário: