sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Instituto Histórico de Jaboatão: História e cultura municipal

Por James Davidson



A maioria das pessoas não conhecem o quanto nosso município é rico em história, cultura e tradição. Por isso mesmo, ignoram a existência de lugares interessantes localizados dentro de Jaboatão. Desde os engenhos de açúcar até os monumentos localizados em áreas urbanas, é grande o desconhecimento das riquezas e potencialidades de nossa terra. E um dos locais mais importantes para começar a conhecer a nossa terra é o Instituto Histórico de Jaboatão.





O Instituto Histórico de Jaboatão é composta por pesquisadores e cidadãos interessados na história e geografia de nossa cidade, que atuam na divulgação e valorização da cultura e história jaboatonense. Para isso realizam palestras, cursos entre outras atividades com o intuito de valorizar e divulgar os conhecimentos sobre nossa história. Também realizam pesquisas junto com seus estagiários e membros no sentido de enriquecer o conhecimento sobre nossa gente e nossa terra.


Apesar de existir desde a década de 70, somente no ano de 2007 é que o Instituto Histórico de Jaboatão adquiriu sua sede própria, localizada na Rua Desembargador Henrique Capitulino s/n Centro, Jaboatão dos Guararapes. O atual prédio do instituto funcionou como cadeia pública, tendo sido inaugurado em 1923 pelo governador Sérgio Loreto. Até recentemente, funcionou também como delegacia sendo que o prédio ficou abandonado até que o então governador do estado Mendoça Filho, no ano de 2006, cedeu-o em regime de comodato ao Instituto Histórico de Jaboatão por um período de 6 anos.





Aí então muito faltava para ser feito. O prédio foi deixado em condições precárias, mas o esforço, a persistência e a valentia de sócios e voluntários, com muita dedicação e amor fizeram o impossível se tornar possível. Depois de mais de um semestre de trabalhos e de lutas, no dia 12 de maio de 2007, o Instituto Histórico de Jaboatão pôde inaugurar sua nova sede.


O Instituto Histórico de Jaboatão conta com auditório, galeria de arte, memorial, espaço de arte e sala para pesquisas, estando aberto ao público e recebendo doações de peças e obras que contem a história de nossa terra. Conta também com uma biblioteca com um rico acervo sobre a história de Jaboatão e de Pernambuco como um todo! Enfim é um espaço que é de todos os jaboatonenses que desejam conhecer e aprender um pouco mais sobre suas origens e sobre o que há de interessante em Jaboatão!




10 comentários:

Anônimo disse...

Estou muito feliz pelo seu belo trabalho cultural. Parabéns! seu blog está de muito bom gosto, bem elaborado e será de grande utilidade para as pessoas que tem espirito cultural no sangue, como nós! O Instituto Histórico de Jaboatão se orgulha em ter um estagiário com sua categoria.
Mirtes Figueirôa.

Anônimo disse...

Caraca meu amigo... Que ideia fanstastica. Eu juro a você que nunca li uma pagina da internet, mas a sua eu fiz questão de lê e recomendar aos meus amigos aqui do trabalho. Otimo trabalho, cara, você é demais mesmo. Parabens, se precisar de alguma ajuda, conta comigo. Sucessos pra você meu amigo. Fica na paz, e dia 12 é o Sport dando show... Sucessos...

ANDREA SIMONE disse...

Oi James. sempre tive muita vontade de conhecer o instituto de Jaboatão, apesar de morar em Jaboatão(Piedade) ainda não conheço, visito o instituto histórico de Pernambuco na rua do hospício. Sou professora e pesquiso a primeira metade do século XVIII de Pernambuco. Fico muito feliz em ver o instituto organizado e bem cuidado, parabéns pelo trabalho de colaboração aí. Vou vistá-los com toda a certeza!!!

Unknown disse...

Realmente são poucos que se inportam com a historia do nosso povo e esse trabalho é ´muito interessante, sou um amante da história e gosto muito de pesquisar sobre lugares, monumentos coisas que nos remetem ao passado, gostaria muito de participar do istituto sei que aprenderia muito mais.

Unknown disse...

Caro James, quero lhe parabenizar pela excelente iniciativa de resgatar a história de Jaboatão dos Guararapes. Sou jaboatonense e professor de história, sei das nossas dificuldades, mas temos que insistir. Por favor, entre em contato pelo e-mail abaixo, pois quero iniciar um projeto relacionado ao patrimônio históico de Jaboatão junto ao Instituto Histórico.
Estou aguardando.
Grato,
Aurino Júnior
E-mail: aurino2006@hotmail.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Georgina Andrade disse...

oiii, eh muito bom encontrar blogs de miinha cidade, amoo de paixão, tenhuh ki fazer um trabalho pra escola, se vc puder me ajudar, me add q eu te explicooo, vou te passar o blog da miinha escola.... beijos...

http://alunos-etemac.blogspot.com/

Nildo Barbosa disse...

Caríssimo!!!!
Parabéns pelo excelente trabalho de resgate realizado por você em nosso município e por que não dizer em nosso país. Como historiador, me alegra ver projetos capazes de transmitir a história do seu povo em cada elemento da sua cultura.
Nildo Barbosa

Anônimo disse...

PARABÉNS A TODOS QUE FAZEM PARTE DA HISTÓRIA DE JABOATÃO.FIZ PARTE DO LENDÁRIO COLÉGIO CIN.PE CROMÁCIO LEÃO,QUE FORMOU MUITOS NOMES CONHECIDOS POR AI.
EH SAUDADES!!!
TO C/41 ANOS,E SINTO FALTA DAQUELES BONS TEMPOS.
E AINDA HERDEI A TORCIDA PELO TIME DO MAUI PAI,SOU TORCEDOR DO AMÉRICA DE RECIFE.

Anônimo disse...

Gostaria de sabar, o hrario de funcionamento do instituto. Ainda é possivel visitar?