sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Engenho Penanduba

Por James Davidson



O Engenho Penanduba localiza-se a mais ou menos 4 km do povoado de Muribeca, no 1º distrito de Jaboatão dos Guararapes. É um local bastante interessante que se destaca por sua história e por sua natureza.


Instalado provavelmente no século XVII, há registros de que em 1630 o Engenho Penanduba já estava moendo regularmente e consta como seu proprietário André Soares, também senhor do Engenho Gurjaú. Segundos os historiadores de Jaboatão, esse engenho pertenceu também ao Barão de Limoeiro em 1883.


Seu proprietário mais célebre, no entanto, foi o Barão de Limoeiro que durante o século XIX foi o proprietário do Engenho e construiu o famoso sobrado onde hoje funciona a Biblioteca Pública Municipal, em Jaboatão Centro.


O Engenho conserva ainda sua casa-grande com características que remontam ao século XIX. Com alpendre em "U" e com janelas e portas em arco abatido, a casa sobrevive em meio aos canaviais em plena zona rural. Próximo a casa, existe um pequeno edifício ao lado de um riacho onde pode ter sido a fábrica do engenho e uma pequena vila de moradores. Esse riacho forma uma pequena cachoeira cujo barulho se escuta à distância.




Este riacho que corre junto ao Engenho, é o Riacho Cachoeira do Pilão que, após se encontrar com o Riacho Salgadinho forma o Riacho Muribequinha, conhecido também como Riacho Zumbi. O Riacho possui este nome porque antes de encontrar-se com o Salgadinho ele forma a famosa Cachoeira do Pilão.


Apesar de seu valor histórico, como remanescente do período do auge do açúcar, o Engenho Penanduba encontra-se abandonado e correndo risco de se perder. Mais um patrimonio do povo jaboatonense corre o risco de desaparecer.




3 comentários:

Tomás disse...

Velho James...legal?
é bom ver que o povo
ta a meu ver
aprendendo a conservar sua historia
e apesar de apenas tomar conhecimento desse engenho local na zona rural do municipio historico e importante da historia de pernambuco...Jaboatão dos Guararapes
petiscando na arquitetura
acho que seria bom apenas dá face-tilt nessa parte no caso das paredes da casa...passar uma pintura na cor original.....
mas claro nd de mudanças estruturais
apenas de manutenção....

Vamos lá rapaz
queremos conhecer sua cidade...

Luanne disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luanne disse...

Adorei o blog. muito bem comentado e trazendo para nós, leitores, informações novas, quase nunca discutidas nas aulas de história. Parabéns pela iniciativa, JJames!